quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ano 2010 - Dia de São Sebastião é comemorado com missas e procissões

Cortejo de fiéis seguirá da Tijuca, na Zona Norte, até o Centro do Rio de Janeiro.
Padroeiro foi escolhido por ser modelo de Fé e coragem.
O feriado municipal de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro será comemorado pelos fiéis com procissões, missas e encenações da trajetória do santo em vários bairros da cidade. A Historia da cidade do Rio de Janeiro nos conta que Estácio de Sá, fundador do Rio, escolheu o santo como padroeiro da cidade por ser na data da sua Festa --20 de janeiro-- quando ganho a batalha contra os calvinistas franceses que queriam tomar a cidade pelas armas e estabelecer a herejia no Brasil. São Sebastião é modelo de Fé e coragem. São Sebastião foi um mártir romano que foi crivado de flechas por não ter renegado a Fé cristã. A Paróquia de São Sebastião dos frades Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, realiza oito missas no dia 20: às 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 15h e 18h. Nessa igreja fica a imagem do padroeiro trazida em 1565 por Estácio de Sá para a fundação da cidade. O marco de fundação e os restos mortais de Estácio de Sá também ficam na paróquia.
São Sebastião é padroeiro da cidade do Rio de Janeiro
A paróquia de São Sebastião realiza uma procissão em homenagem ao santo. O cortejo sairá às 15h da sede da igreja na Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em direção a Catedral, no Centro.
Na Catedral, às 17h será encenado o Auto de São Sebastião. Após a benção, os fiéis poderão acompanhar o retorno da imagem até a paróquia de São Sebastião, na Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário