quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Festa de São Sebastião comemorada por todo o Brasil

No próximo dia 20 de janeiro numerosas cidades, grandes, pequenas e até povoados, do nosso imenso Brasil comemoram a Festa de seu santo Padroeiro: o mártir cristão São Sebastião.
.
Maior número de Paróquias levam seu nome e recebem a sua proteção. As capelas são incontáveis por todo o território nacional, e a devoção popular a este santo mártir dos primórdios da Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo continua sendo bem grande.
.
Os santos canonizados pela Igreja são exemplo de vida para todos nós. O Mártir alcança sua glorificação mais rapidamente, pois o próprio Nosso Senhor diz “quem der testemunho de mim diante dos homens, também Eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos Céus” (Mt 10, 32).
.
Ao Brasil chegou a fama de São Sebastião com os primeiros missionários, e com os próprios portugueses que aqui vieram. Martirizado pelo imperador pagão Maximiliano, morreu no ano 288. Os milagres que Deus operava pela sua intercessão foram em tal quantidade e tão espetaculares, que bem podemos imaginar como as populações se encomendavam a ele.
.
Em Porto Seguro, onde Pedro Álvares Cabral chegou com a sua frota “a caminho da Índia”, o cronista Pero Vaz de Caminha relata que a 22 de abril do ano do Senhor 1500 “os nossos toparam um grande monte, mui alto e redondo ao qual monte alto o capitão pôs o nome Monte Pascoal e à terra a Terra de Vera Cruz.” Aqui existe a Paróquia de São Sebastião, que celebra sua Novena entre os dias 11 a 20 de janeiro, sendo seus festejos os mais tradicionais do Município.
.
A Cidade “Cartão Postal” do Brasil, e durante anos a Capital do Império, banhada pelas águas da Bahia de Guanabara, tinha como nome São Sebastião de Rio do Janeiro. No meio da Praça está a Estátua de São Sebastião, para mostrar a importância do local que foi palco da batalha que em 1567 resultou na expulsão dos protestantes calvinistas franceses do Rio de Janeiro e na qual Estácio de Sá foi ferido. Em seu louvor foi construída uma igreja no Morro do Castelo, a qual foi demolida com a implantação da república, no início do século XX. Todo ano, no dia 20 de janeiro, realiza-se a procissão de São Sebastião que sai da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos na Tijuca termina nesta estátua, onde é interpretado o Auto da vida do santo.
.
No litoral de São Paulo, a 30 Kms da Serra de Boiçucanga, divisa natural das tribos dos índios Tupinambás, ao norte, e Tupiniquins, ao sul, se encontra a Cidade de São Sebastião, que recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha São Sebastião, hoje chamada Ilha Bela, a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.
.
Também ao norte de Brasil, na cidade de Olinda-Recife, foi construída em 1686 a igreja dedicada a São Sebastião. Nesse mesmo século XVII uma epidemia de febre amarela urbana atinge a Olinda. O governador ordena que se faça uma procissão com a Imagem de São Sebastião, conhecido protetor contra a peste, a fome e a guerra, e a peste desaparece. Fica no bairro de Varadouro.
.
Multiplicam-se as cidades que levam seu nome, ou que ao ser fundadas levavam seu nome. Um exemplo, no Estado de Minas Gerais, a cidade hoje chamada de Areado. A povoação foi fundada em 25 de abril de 1823 pelo Guarda-Mor Joaquim José da Cunha Bastos, juntamente com Antônio dos Reis Rosa e João Marques de Araújo, sendo esses dois últimos os doadores da área de aproximadamente 500 hectares, que costituiram o patrimônio inicial. Neste dia foi celebrada a primeira missa , pelo Padre Venâncio José Siqueira e essa data ficou registrada como de fundação da cidade, àquela época chamada Povoado de São Sebastião de Areado. Em 1823, ainda, foi construída por Joaquim da Cunha Bastos, a Capela dedicada a São Sebastião.
.
Mais para o sul, a 50 Kms de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, encontramos a antiga Freguesia de São Sebastião da Foz do Rio Tijucas (criada tão só em 1848, elevada a Vila em 1859), cuja origem se deve ao navegador Sebastião Caboto, italiano a serviço dos espanhóis, primeiro a avistar o caudaloso rio Tijucas em 1530. Perde seu nome primitivo e se laiciza em 1916 para se chamar Município de Tijucas, cuja igreja está dedicada ao Mártir São Sebastião desde 1899.
.
Com o estabelecimento do regime republicano e a separação da Igreja e do Estado, foram se perdendo os nomes religiosos de muitas cidades. Entretanto ainda se conservam numerosos municípios com o nome de São Sebastião e numerosas paróquias dedicadas a este grande santo e mártir, cuja festa comemoramos no dia 20 de janeiro.

Material recolhido pelo Padre José Luis de Zayas
pe.jlzayas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário