terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mais de 70 mil fiéis participam da procissão de São Sebastião, no Rio

Rio de Janeiro (Terça-feira, 21-01-2014, Gaudium Press) A Festa do Padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião, encerrou-se dia 20 de janeiro.
 
A tradicional procissão da Imagem do Santo saiu da Igreja dos Frades Capuchinhos em direção à Catedral, junto com o Arcebispo Dom Orani João Tempesta.
 
sebastiao_procissao.jpg
 
De acordo com informações do Vicariato para a Comunicação Social, mais de 70 mil fiéis participaram da procissão.
 
Durante o trajeto, milhares de pessoas que acompanhavam de suas casas e estabelecimentos acenavam e demonstravam sua devoção ao Padroeiro da cidade carioca.
Aos pés da imagem do Santo mártir, os devotos depositaram seus pedidos.
 
 No percurso, Dom Orani fez uma breve visita ao Hospital da Polícia Militar e ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde elevou uma prece por todos os doentes, pela equipe médica e pelos familiares dos pacientes, pedindo a intercessão de São Sebastião por cada um.
 
Já na Catedral, os fiéis reunidos aguardavam o cortejo. O Arcebispo trazia em suas mãos a relíquia do Padroeiro.
 
 Ao ser posicionada a Imagem em frente ao palco montado na Avenida Chile, teve início o auto de São Sebastião, encenado pela companhia de teatro da Casa Julieta Serpa.
 
Os atores da representação teatral ainda fizeram uma homenagem a Dom Orani pela sua eleição ao cardinalato: uma grande faixa foi estendida, com os dizeres: "A Arquidiocese do Rio e o povo do Rio de Janeiro saúdam o cardeal Dom Orani João Tempesta".
 
Logo depois, o futuro cardeal subiu ao palco para a bênção dos fiéis e da cidade com a relíquia do padroeiro e ressaltou a necessidade dos cariocas de se comprometerem em rezar por ele nesta nova missão confiada pelo Vaticano.
 
Ano Arquidiocesano da Caridade e Missa na Catedral
 
Quando falou sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade, Dom Orani usou como exemplo o homenageado São Sebastião e convocou os fiéis a serem missionários e exercerem uma presença curativa na sociedade assim como o Santo.
 
"O carioca já traz o jeito de São Sebastião, de não se abalar com os ferimentos, mas permanecer firme na Fé."
 
Depois de conceder a benção, o Arcebispo seguiu para o interior da Catedral, onde presidiu a Santa Missa, que encerrou as festividades do dia do Padroeiro da cidade.
 
Em sua homilia, Dom Orani desejou aos fiéis que, "com São Sebastião, que está aqui conosco, que todo homem e mulher possa viver com coerência sua vida batismal e, por consequência, o amor ao próximo".
 
Reiterando o Ano da Caridade arquidiocesano, ele lembrou que é uma virtude do Senhor, onde "somos chamados a viver, precedendo qualquer ação".
 
Logo em seguida, exortou: "Que a caridade reine em nossos corações". (LMI)
 
(Da redação, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário