quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Imagem de São Sebastião vai aos doentes e à Prefeitura do Rio de Janeiro

Na manhã desta terça-feira, 15 de janeiro, nono dia da trezena em honra ao Padroeiro da Cidade e da Arquidiocese, a imagem peregrina de São Sebastião foi, primeiramente, ao encontro dos enfermos. No Hospital Central do Exército (HCE), em Benfica, a representação do mártir militar foi recebida com reverência pelos companheiros de farda. O subdiretor do HCE, que responde interinamente pela direção da Instituição, Coronel médico Rogério Pedroti, junto do Capelão da Brigada Paraquedista, Padre José Carlos Freitas — que representa o Capelão nomeado, Padre Hipólito, afastado por motivo de doença — e do coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, Diácono Sérgio Catão, foram as autoridades a acolher a chegada do Padroeiro e do Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta.

Dom Orani, diante da maquete do Hospital, intercedeu por todos os setores, profissionais e enfermos que fazem parte dessa unidade de saúde, pedindo que Deus, pela intercessão de São Sebastião, abençoe e fortaleça a todos na fé.


— A nossa visita (...) visa celebrar também com quem não pode estar presente e participar dos festejos, por estar hospitalizado. (...) Ao mesmo tempo, nos comprometemos a fazer do Rio de Janeiro um lugar melhor para se viver, à semelhança de como este irmão na fé, São Sebastião, viveu no passado, testemunhando o evangelho, disse o Arcebispo.

A história de São Sebastião e o importante trabalho que o Exército vai realizar durante a JMJ Rio2013, com foco na segurança e acolhimento dos peregrinos, também foram destacados por Dom Orani no momento da celebração missionária, que o Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares, também ajudou a conduzir:

— A pessoa de fé deve perseverar em meio às agruras da vida, como São Sebastião. (...) O cristão precisa ter a consciência de que ele vai criando a realidade social de acolhimento, partilha e vivência do bem na cidade. (...) A conseqüência da nossa vida de fé é, muitas vezes, ir contra a corrente dos valores e atitudes de uma mentalidade egoísta e individualista, praticada no mundo, exortou o Arcebispo.

Visitas reanimam a fé


Como, de acordo com o capelão presente, “numa unidade hospitalar, o trabalho principal, além das missas e assistência espiritual, é visitar os enfermos”, o Arcebispo foi ao encontro dos hospitalizados para abençoá-los. O cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) Iran Victor Pinheiro Moura, que ao ser atropelado por um caminhão sofreu traumatismo craniano, está em recuperação. Ele foi um dos que, representando todos os enfermos internados na unidade, recebeu a benção do Arcebispo. Inscrito para ser voluntário e para acolher peregrinos em sua casa, com um coração solidário, ele anseia pela JMJ Rio2013:
 
— Muito emocionante! Eu fiquei satisfeito de estar diante de uma presença tão forte de Cristo na terra, que é a presença de Dom Orani, e isso fortalece a minha vivência de santidade. Fiquei feliz por ele me abençoar e pelas palavras que ele utilizou pra minha vivência querida por Cristo... Com certeza, daqui pra frente, eu vou com mais força! (...) Estou na expectativa de receber muitos estrangeiros na minha casa, porque, pelo fato de eu falar alemão e inglês, talvez eu possa acolher peregrinos desses idiomas, que, com certeza, também querem vir pra Jornada. Eu quero muito os receber e poder ser bem acolhedor, contou.

Dom Orani também visitou o setor de emergência do HCE, onde pôde conversar com os pacientes, rezar por eles, os presentear com um terço e os abençoar.



Para o Major médico, chefe da unidade de emergência, Alexandre Valter Figueiredo de Azevedo, essa visita pastoral do Arcebispo é muito positiva para os enfermos:

— Isso é extremamente favorável: os pacientes precisam dessa ajuda espiritual, que os torna mais próximos de Deus, disse.

— Receber Dom Orani é uma benção muito especial, porque lembramos das palavras de Jesus, que dizia daqueles que estavam sentados à grama à sua frente, que pareciam gente que não tinha pastor. Nós não podemos dizer isso, já que Dom Orani faz uma campanha missionária especial! Nós também devemos ter consciência de como esse contato de Dom Orani com a comunidade, bem de perto, é um fruto extraordinário. A experiência de acompanhar cada visita, há pouco, e notar que, a cada leito, a gente via um ânimo novo na face dos doentes é mesmo extraordinário, comemorou o Capelão.

"São Sebastião, a casa é sua. Seja bem-vindo"
 
De Benfica, o cortejo seguiu para o Centro da Cidade, para a Santa Casa de Misericórdia, que recepcionou a imagem peregrina de São Sebastião com crianças vestidas de anjinho e muitas pétalas de rosas vermelhas.

— Hoje, com sua presença viva, já que São Sebastião faz parte da comunhão dos santos, você está junto de nós, com todos que na Santa Casa trabalham e a ela procuram. Então, São Sebastião, a casa é sua. Seja bem-vindo, disse o Capelão, Padre Levi de Senna.


O Provedor da Santa Casa, Dahas Zaru, ofertou a Dom Orani uma placa, numa homenagem da Instituição que o reconhece como pastor da missão que ela realiza na sociedade. Agradecido, o Arcebispo afirmou estar irmanado com o propósito de fazer o bem:

— Nós nos unimos com o trabalho desta Casa, de fazer o bem ao outro. Essa é a nossa missão na sociedade, afirmou.


Oração para recepcionar o Padroeiro da Cidade Maravilhosa na prefeitura

Na cidade o centro administrativo da Prefeitura recebeu o Padroeiro, São Sebastião, sob a animação dos Padres Omar Raposo e Jorge Luiz Neves (Jorjão). Foi o prefeito Eduardo Paes quem conduziu a Imagem Peregrina até o altar preparado para a oração missionária.

Dom Orani recordou a história de São Sebastião, que, com seu exemplo de vida cristã, marcou a cidade por ser alguém que soube doar a sua vida, quis fazer o bem. Ele ainda destacou, abordando o tema da trezena: “São Sebastião, irmão na fé, acolhei-o”, que o prefeito foi hospitaleiro desde o início, ao apoiar a candidatura da cidade para sediar a JMJ Rio2013, lembrando o bem que o evento trará para o Rio de Janeiro.

— A construção de um coração bom não depende de obra pública, é fruto da generosidade de cada um. Pedimos a Deus que a JMJ Rio2013 seja uma benção para a cidade. E que saibamos criar esse clima de acolhimento desses jovens. Que façamos do Rio de Janeiro uma cidade onde há alegria, paz, convivência... o bem é difusivo e reverte para nós mesmos, ensinou.

No Centro de Operações da prefeitura, o Arcebispo rezou por toda a cidade:

— Vamos rezar especialmente pela cidade, deste lugar que é tão importante para a segurança e a vida de todos, convidou Dom Orani.
— É um ano muito especial pra gente receber São Sebastião, nosso padroeiro, e, para mim, é uma alegria, como prefeito, receber São Sebastião aqui na sede, onde ficam tantos servidores públicos e onde as decisões são tomadas. É de um simbolismo muito grande a gente comemorar São Sebastião, afirmou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário