terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Imagem de São Sebastião traçida por Estácio de Sá ao fundar a Cidade do Rio foi restaurada



Imagem de São Sebastião será destaque das comemorações dos 450 aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, no Brasil

Vinícius Lisboa - Agência Brasil 07.01.2015 - 13h12

No aniversário dos 450 anos da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a ser comemorado no próximo dia 20 de janeiro, Festa litúrgica do Santo o destaque da festa que homenageia o Padroeiro São Sebastião será a imagem restaurada que Estácio de Sá trouxe ao fundar a cidade. A peça histórica fica sob a guarda dos frades Capuchinhos.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro deu início no dia 7 de janeiro à tradicional Trezena, peregrinação que começa treze dias antes do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e, no dia 11, a imagem restaurada será exposta na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, zona norte da cidade.

A Imagem do Santo é de madeira e recebeu ao longo dos anos dez camadas de tinta, que foram retiradas durante a restauração, que demorou mais de oito meses. Detalhes como a costela e o umbigo do santo foram encontrados no processo, que identificou estilo renascentista germânico e madeira provavelmente portuguesa na imagem. Toda a restauração foi custeada por fiéis: a imagem foi exposta pela primeira vez no último Natal.

"Está sendo apresentada ao povo a imagem histórica, sinal [que evoca nos dias de hoje a época] de quando o Rio começou", disse o arcebispo, cardeal Orani Tempesta. E acrescentou: "Faz parte da nossa memória e representa um pouco da nossa vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário