sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

No Acre, São Sebastião é o Santo Padroeiro de Xapuri

Xapuri se prepara para mais uma Festa de São Sebastião

A quatro dias do Dia de São Sebastião, a movimentação já é intensa em Xapuri. 
.
Na igreja de São Sebastião o trabalho de organização de festa é incessante. A paróquia de Xapuri ainda disponibiliza aos romeiros o serviço de restaurante popular, servindo comida regional a preços convidativos.
.
As novenas iniciaram no dia 11 e se encerram no dia 19, véspera da grande procissão. Todas as noites, após as novenas há rifas. As prendas são doações feitas por fiéis do santo em todo o município. A programação da paróquia de Xapuri prevê também, para o próximo dia 18, a apresentação de um musical retratando o martírio de São Sebastião. A peça teatral terá como palco o Painel dos Mártires, localizado ao lado da igreja matriz.
.
A estimativa do município é receber entre 10 e 15 mil romeiros para a procissão, no dia 20.
.
História e fé se unem em uma das maiores manifestações religiosas do Acre.
.
4288896036_3406d80baf_o
.
Seis meses antes que Plácido de Castro tomasse a então Mariscal Sucre, controlada pelos bolivianos, no dia 6 de agosto de 1902, dando início à Revolução Acreana, um grupo de cem pessoas saiu em procissão pelas ruas do vilarejo. Começava assim uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre: a festa de São Sebastião, o santo padroeiro de Xapuri.
.
Não existem registros documentais das origens da procissão de São Sebastião na cidade. As informações são baseadas em depoimentos de pessoas da época que foram sendo repassadas às novas gerações. A história conta que a imagem do santo chegou a Xapuri em 1912, vinda da Itália, antes de ser embarcada para o Brasil pelo poeta e escritor Gabrielle D'Annunzio, autor do livro "O Martírio de São Sebastião".
.
No decorrer de 112 anos de realização ininterrupta, a festa do santo padroeiro de Xapuri cresceu e extrapolou a esfera religiosa. Os dias de janeiro que antecedem a data da grande procissão são marcados pela chegada de uma grande multidão de romeiros, turistas e comerciantes à cidade que, por vezes, triplicam o número de habitantes da zona urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário