terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Festa de São Sebastião em Xapuri, Acre

Por Márcia Moreira
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A festa de São Sebastião será realizada no dia 20 de janeiro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


Xapuri se prepara para mais uma edição da festa religiosa de São Sebastião realizada no dia 20 de janeiro. A celebração, que completa 114 anos, recebe, anualmente, milhares de fiéis devotos do santo padroeiro do município.
.
O novenário, que teve início no dia 11, vai até o dia da festa. Neste ano, assim como as últimas edições, espera-se que cerca de 10 a 15 mil pessoas compareçam às atividades litúrgicas. Por isso, a cidade se prepara para a grande movimentação destes dias.
.
A festa de São Sebastião faz parte do calendário anual de eventos.
.
Sobre o padroeiro São Sebastião
Antes mesmo da Revolução Acreana, em 1902, algumas pessoas saíram em procissão pelas ruas para pedir proteção a São Sebastião contra a guerra que estava próxima.
.
Os registros que existem sobre o princípio da procissão ao santo são baseados em depoimentos de pessoas que passam por gerações. A história conta que a imagem do santo veio da Itália 10 anos depois da primeira manifestação, chegando a Xapuri em 1912.
.
A celebração é organizada pela Paróquia de Xapuri, que preocupa-se em manter os fiéis em sintonia com a religião e a fé. Assim, São Sebastião passou a ser considerado o padroeiro do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário